domingo, 14 de agosto de 2011

Texto Lacunado - O Curupira - Postado no Grupo Educando e Aprendendo pela Professora Andreia Dedeana

FOLCLORE

ATIVIDADE DE LEITURA

          A PROFESSORA DIGITOU A LENDA  “O CURUPIRA”, MAS ESQUECEU DE ANOTAR ALGUMAS PALAVRAS. VAMOS VER SE CONSEGUIMOS RESOLVER O PROBLEMA DELA.
          ABAIXO HÁ UM BANCO DE PALAVRAS PARA NOS AUXILIAR.

O CURUPIRA


       NO FUNDO DAS MATAS, BEM LONGE DAS CIDADES E DAS ALDEIAS, QUANDO SOAM GRITOS LONGOS E ESTRIDENTES, É O CURUPIRA QUE SE ______________.
       O MELHOR QUE SE FAZ É SAIR DALI ______________.
       O CURUPIRA É UM ANÃO DE CABELOS ___________DENTES VERDES E COM PÉS VIRADOS PARA TRÁS. PARA OS ÍNDIOS, ELE É O DEMÔNIO DA FLORESTA. CORRE ATRÁS DELES, ENFURECIDO, PARA BATER E ATÉ MESMO MATAR. PARA SE PROTEGEREM, QUANDO SE AFASTAM DE USAS ALDEIAS, OS ÍNDIOS DEIXAM PELO CAMINHO PENAS DE AVES, ABANADORES E FLECHAS.
        O CURUPIRA É O PROTETOR DAS _____________ E DOS ANIMAIS. BATENDO NOS TRONCOS DAS ÁRVORES COMO SE FOSSEM TAMBORES, TESTA A RESISTÊNCIA DELAS, QUANDO AMEAÇA CAIR UMA _______________________.
        ELE ODEIA OS HOMENS QUE CAÇAM E DESTROEM AS MATAS. POR ISSO, GOSTA DE DEIXAR OS CAÇADORES PERDIDOS DENTRO DA FLORESTA. QUEM VÊ O CURUPIRA PERDE TOTALMENTO O RUMO, NÃO SABE MAIS ACHAR O ________________ DE VOLTA.
         PARA ATRAIR SUAS VÍTIMAS, O CURUPIRA, ÀS VEZES, CHAMA AS PESSOAS COM GRITOS QUE IMITAM A VOZ HUMANA.
         AS HISTÓRIAS DO CURUPIRA SÃO CONTADAS EM TODO O BRASIL. EM ALGUMAS REGIÕES, ELE TEM O NOME DE CAIPORA OU CAAPORA, E APARECE, FREQÜENTEMENTE, MONTADO EM UM PORCO-DO-MATO.

ÁRVORES
VERMELHOS
TEMPESTADE
CAMINHO
CORRENDO
APROXIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário