Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

segunda-feira, 7 de março de 2011

Avaliação sobre Sistema Solar - 3º ano

1ª AVALIAÇÃO DE MARÇO
CIÊNCIAS

IMAGINANDO

         Já pensou, um dia você acorda, pula da cama, veste uma roupa de astronauta com capacete, botas, tambor de ar nas costas e sai correndo de casa para pilotar um foguete espacial?
         Nossa! Aperte o cinto de segurança que vai viajar pelo Sistema Solar.
         Pena que seja uma viagem imaginária!
         Mas uma coisa é certa, quem viaja pelo Sistema Solar precisa saber que o Sol é uma enorme bola de fogo, tão quente, que nem olhar para ela devemos sem usar óculos próprios, senão machuca os olhos.
         Outra coisa que precisa saber é que o Universo é super escuro e não tem ar para podermos respirar.
         Precisa saber também que ao redor do Sol giram oito planetas.


Responda.

 
1º) Para onde será a viagem imaginária falada no texto?

(   ) Para a Lua.
(   ) Para o Sol.
(   ) Para a Terra.
(   ) Para o Sistema Solar



2º) Nessa viagem imaginária dá para pousar no Sol?

(   ) Sim, porque no Sol tem um calor gostoso.
(   ) Não, porque o Sol é uma bola de fogo e morreríamos queimados.



3º) Por que temos que usar capacete nessa viagem?

(   ) Porque vamos viajar de moto.
(   ) Para proteger do calor.
(   ) Para proteger a cabeça.
(   ) Porque é uma capacete especial que tem ar dentro para podermos respirar.


 
4º) Nessa viagem vamos de:

(   ) ônibus.                   (   ) carro.                     

(   ) trem.                       (   ) foguete.

 

5º) Responda


a) O sistema Solar é formado por quantos planetas?

(   )  5                   (   ) 8                    (   ) 6                (   ) 9                 (   ) 7


b) Qual o planeta mais próximo do Sol?

(   ) Marte               (   ) Mercúrio                 (   ) Vênus                    (   ) Terra


c) Qual é o nome do planeta mais distante do Sol?
___________________________________________________________


e) Qual o nome do planeta onde habitamos?
___________________________________________________________

 
 
6º) Complete o texto com as palavras: FRIO – QUENTE – PERTO - LONGE.

         No Sistema Solar os planetas giram ao redor do Sol.
         O planeta Mercúrio é o mais _________ porque fica mais _________ do Sol.
         O planeta Netuno é o mais _________ porque fica mais _________ do Sol.



7º) Observe na figura do Sistema Solar os nomes dos planetas.




 
8º) Desembaralhe o nome dos planetas a seguir escreva nas plaquinhas corretas.

ONUTEN          RNOUTAS                ÚJTREIP         ONUAR

ÊVSUN                    ERMÚCOIR               MRTEA           EARTR
 

4 comentários:

  1. Mercurio não é o mais quente dos planetas. O mais quente é Vênus devido o efeito estufa ocasionado pela poeira em suspensão no planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, estamos num terceiro ano e trabalhando o conceito do calor com referência a estar longe e perto do Sol, tal qual o experimento da vela acesa, na qual aproximas e afastas a mão para perceber o calor. Agradeço sua informação porém é especializada demais para crianças que estão agora com oito, nove anos. Escrevo justificando o por quê de não arrumar a questão, de acordo com sua ótica. Grata, Paula

      Excluir
  2. gostei muito dessa atividade, e quero participar do grupo.

    ResponderExcluir