Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

domingo, 13 de março de 2011

Terra - Planeta Água


TERRA PLANETA ÁGUA

A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto em tamanho, com um diâmetro de 12.756 km. Tem um satélite natural, a Lua, que está distante da terra 382.166 km, em média. Movimenta-se muito, tanto no seu interior quanto no espaço em que está situada. Ao redor de seu próprio eixo, faz o movimento de ROTAÇÃO, ao longo de 24 horas, originando o dia e a noite. Simultaneamente, faz o movimento de TRANSLAÇÃO em volta do SOL, durante o período de um  ano, que origina as 4 estações, o equinócio, e o solstício.

AS CAMADAS

A crosta é mais fina debaixo dos oceanos e mais grossa por baixo dos continentes. O local em que habitamos é apenas uma parte do todo.

A ÁGUA

É o único planeta do sistema solar que contém uma superfície com água que cobre 71% da terra(sendo que desse total 97% é água do mar e 3% é água doce, dos quais uma boa parte está nos pólos e outra está embaixo da terra). A água divide os sete continentes. Muitos fatores se combinaram para fazer da TERRA um planeta líquido: órbita solar, vulcanismo, gravidade, efeito estufa, campo magnético e a presença de uma atmosfera – o ar – rica em oxigênio. 

CALOR INTERNO

O núcleo do nosso planeta atinge temperaturas altíssimas (equivalentes a 5000º C). O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante a sua formação. Mas, em comparação com a energia do Sol, o calor que vem do centro da Terra é pequeno. O material de seu interior pode chegar a superfície quando há erupções vulcânicas e fendas pelos  oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário