Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A colcha de retalho - Conceil Corrêa da Silva


 
    Desde pequeno Felipe adorava ir à casa de sua avó, porque lá ele podia fazer tudo que gostava.
    Um dia ao chegar, a vovó estava costurando uma colcha de retalhos, enquanto ela costurava, eles conversavam sobre as lembranças que cada pedacinho de pano trazia.
    Foi quando vovó pegou um pedacinho xadrez e deu um suspiro e disse, desse pano eu fiz uma camisa para o seu avô, hum que saudades... Então Felipe perguntou para vovó. O que é saudade? Vovó disse é algo que se sente, mas não dá para explicar, um dia você vai saber o que é.
    Depois de algum tempo. Felipe nem lembrava mais da colcha de retalho. Um dia ao voltar da escola, sua mãe lhe disse que vovó havia lhe mandado uma surpresa.
    Uma surpresa para mim? Disse o menino, onde está?
    Está em seu quarto, em cima da cama. Correndo o menino foi para seu quarto e viu a colcha de retalhos que vovó havia feito para ele, mas essa colcha, não era uma colcha qualquer, pois cada pedacinho de retalho que havia nela continha uma história, foi quando Felipe observou um retalho azul...
    Foi quando papai e mamãe viajou de férias e eu fiquei lá na casa da vovó. Nesse dia eu subi num pé de jabuticabeira, e cai, rasguei todo o meu short... Que vergonha! Vovó veio correndo lá de dentro. Pegou-me no colo com carinho e, depois nesse mesmo dia, resolveu fazer um short novo para mim. E fez deste pano aqui.
    De repente, Felipe começou a sentir uma coisa estranha dentro do peito. E aquilo foi aumentando, aumentando... Então Felipe pediu para sua mãe levá-lo até a casa da vovó.
    Não demorou nada e os dois estavam chegando na casa da vovó. Tocaram a campanhia e lá veio ela, atendê-los.
    - Parece que eu estava adivinhado que você vinha. Fiz chocolate do jeito que você gosta!
    Então Felipe disse: - Vovó me de um abraço, um abraço bem apertado.
    Vovó disse: aconteceu alguma coisa Felipe. E o menino disse em seu ouvido, preciso lhe contar um segredo: eu acho que já sei o que é saudade...

Um comentário:

  1. Tenho 21 anos hoje, lia esse livro quando era bem pequena, essa historia me marcou muito, adora esse livro!!!Muito legal reencontra-lo de novo neste site, ja que o tempo se encarregou de sumi-lo

    ResponderExcluir