Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

sábado, 28 de maio de 2011

O sono do bebê - postado em babycenter.com

Como criar bons hábitos para dormir: 6 a 9 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil
Patrocinado por


Sono típico desta idade 

Os bebês desta faixa etária precisam de cerca de 14 horas de sono por dia e já conseguem dormir até sete horas por vez. Caso seu filho durma mais que isso, ele provavelmente chega a acordar, mas acaba pegando no sono de novo sozinho -- um sinal de que está no bom caminho para dormir bem. Os bebês ainda tiram sonecas de uma hora e meia ou duas horas algumas vezes por dia, geralmente de manhã e à tarde. Procure manter horários regulares para essas sonecas, assim como para a hora de dormir à noite. 

Como ajudar seu filho a dormir 

Veja a seguir algumas dicas para auxiliar seu filho a dormir bem durante a noite: 

Estabeleça e siga com rigor uma rotina para a hora de dormir. 
Você provavelmente até já tem algum tipo de ritual para a hora de dormir, porém, nesta idade, seu filho começa de fato a participar dele. 
A rotina pode incluir um banho, uma brincadeira mais tranquila, a leitura de uma história ou uma canção de ninar, mas o importante é que você siga a mesma ordem e horário todos os dias. Seu filho vai gostar da repetição da rotina, que, além de tudo, sinalizará para ele que a hora de dormir está chegando. Tente acostumá-lo a ouvir uma história só, ou um número predeterminado, para que você não acabe tendo que passar duas horas no quarto com ele! 

Mantenha uma rotina no dia-a-dia que inclua horários de soneca e de dormir à noite. 
Horários regulares ajudam tanto o bebê quanto você -- o que não quer dizer que ele tem que almoçar pontualmente às 11h30, mas sim que o horário do almoço tem que ser, mais ou menos, previsível todos os dias. Se tirar uma soneca, almoçar, brincar e se preparar para dormir sempre no mesmo horário, a criança tem maiores chances de adormecer à noite com facilidade. 

Deixe seu filho adormecer sozinho. 
Se você deseja que o bebê durma a noite inteira sem chamar ninguém, ele precisa aprender a adormecer por conta própria. Coloque-o no berço antes que esteja dormindo de fato, e tente não deixar que dependa de colo ou de uma mamada para dormir. Se ele chorar, a escolha é sua: a maioria dos especialistas aconselha a esperar pelo menos alguns minutos para ter certeza de que a criança realmente precisa de você. Confira outros métodos de lidar com problemas na hora de dormir abaixo. 

Possíveis dificuldades 

Bebês que nunca tiveram problemas para dormir podem, de repente, começar a acordar no meio da noite ou a ter dificuldade para pegar no sono nesta idade. Por que isso ocorre? As dificuldades envolvendo a hora de dormir costumam aparecer junto com a chamada ansiedade da separação -- a criança acorda, sente sua falta e se preocupa que você talvez não volte mais. 

Elas também podem estar ligadas a importantes marcos de desenvolvimento cognitivo e motor do bebê. Nesta fase, seu filho está aprendendo a sentar, virar de um lado para o outro, engatinhar e, possivelmente, até se apoiar nas grades do berço para ficar de pé. Assim, não é de surpreender que ele não queira parar de treinar as novidades mesmo na hora de dormir, e que até acorde para tentar sentar de novo. 

O que pode acontecer é que a criança sente e depois não consiga voltar à posição inicial, o que a fará chorar por ajuda. Você tem que ensiná-la a deitar de novo, se acalmar e dormir. A maior parte dos especialistas aceita que a mãe volte ao quarto para verificar se está tudo bem, mas o que fazer depois varia muito. 

Observação: Esta fase de desenvolvimento não equivale a um estirão de crescimento, por isso mamadas no meio da noite não ajudarão a melhorar o sono do seu filho; elas, pelo contrário, podem prolongar e até agravar o problema. Por mais que pareça que ele está com fome, comer no meio da noite é mais um hábito que uma necessidade. O bebê pode ter gases ou precisar fazer cocô, por exemplo, o que atrapalha o sono. Converse com seu pediatra para receber mais orientações para o caso do seu filho. 

Dica de um especialista em sono: "Se você costuma pôr seu filho para dormir por volta das 20h30 e, de repente, ele começa a acordar no meio da noite, tente adiantar o horário do sono em meia hora. Por incrível que pareça, funciona." 

Algumas estratégias em relação a problemas para dormir 

O que fazer quando seu filho não pára de acordar durante a noite (e você sabe que ele já tem idade para dormir a noite toda)? O primeiro passo é ensiná-lo a ficar bem sozinho -- seja chupando o dedo ou segurando uma fraldinha ou um bichinho. Nesta etapa, a criança tem condições de se acalmar por conta própria, embora você por vezes tenha que ajudá-la a desenvolver técnicas para isso. A maioria dos especialistas concorda que se deve evitar a dependência de certas condições externas à criança para dormir, como música, luz ou comida. Caso contrário, esses elementos se tornarão essenciais todas as vezes que o bebê acordar à noite. 

E se você põe o bebê acordado no berço e ele começa a chorar? Há várias técnicas para fazê-lo dormir. Uma linha defende que um dos pais fale com a criança, dizendo que está tudo bem e que é hora de dormir, e saia do quarto, mesmo que ela continue chorando. Depois de alguns minutos, volta-se ao quarto para tranquilizar o bebê, mas de novo sem pegá-lo no colo. Os intervalos vão aumentando gradativamente, até que a criança finalmente durma. É o chamado método do deixar chorar. O outro extremo propõe que um dos pais fique com o bebê até ele dormir, transmitindo-lhe toda a segurança de que precisa. Há várias gradações entre essas duas estratégias. O mais importante é manter a regularidade e agir todo dia do mesmo jeito, para que a criança saiba o que esperar. 

A verdade é que não há um jeito "certo" de fazer seu filho dormir a noite toda. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e seja confortável para o seu coração de mãe. Nem todo mundo aguenta ouvir o filho chorar; por outro lado, os hábitos de sono da criança podem estar desestabilizando a família inteira. Os métodos costumam funcionar, depois de algum tempo, mas cada bebê é diferente. Além disso, o "treinamento" não é definitivo: uma mudança de rotina por viagem ou doença, por exemplo, pode levar a situação à estaca zero, e o treino tem de recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário