Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

domingo, 22 de maio de 2011

UM LOBO MUITO BOBO - Retirado do livro Historinhas de Contar ´Profº David Andrade



Que fome sentia aquele lobo! Então ele resolveu procurar uma coisa para comer.
No meio do caminho, encontrou uma cabra. O lobo parou e disse assim:
- Cabra, cabra eu vou ter comer!
A cabra respondeu:
- Mas você não está vendo, lobo bondoso, que eu sou magrinha feito um prego? Pra que me comer? Mais vale esperar que eu dê um pulo lá em casa e lhe traga um dos meus cabritinhos! Você vai se regalar!
O lobo concordou e a cabra fugiu. O lobo esperou e esperou.
Quando se cansou, seguiu seu caminho.
Dali a pouco, encontrou uma ovelha. O lobo ficou felicíssimo e gritou:
- Ovelha ! Aonde você vai? Espere aí, que eu vou te comer!
E a ovelha respondeu:
- Será que você não podia escolher outra coisa pra comer? Então não sabe que eu sou a maior bailarina do mundo? Seria uma pena eu morrer...
Admirou-se o lobo:
- É mesmo? Você sabe dançar?
A ovelha respondeu:
- Como assim, senhor lobo? Preste atenção, que eu vou lhe mostrar.
E começou  a rodopiar e a dar voltas cada vez maiores, cada vez maiores,até que no fim desapareceu.
O lobo ficou furioso, porque tinha sido feito de bobo, e seguiu seu caminho.
De repente, encontrou um cavalo. O lobo correu para ele e falou:
- Cavalo, eu vou te comer imediatamente!
- Ótimo, ótimo... Mas primeiro se informe, será que você tem autorização para me comer?
- Como assim?
- Você sabe ler?
- Lógico!
- Então, nada mais simples. Atrás de mim tem uma tabuleta onde está escrito se você tem ou não autorização para me comer...
O lobo foi atrás do cavalo, que deu um coice tão forte na cabeça dele que ele ficou zonzo... para o resto da vida.
                                   
 Compreensão do texto

1.     Na sua opinião por que o texto tem como título: Um lobo muito bobo?

2.     Quem são os personagens?

3.     Quais são os animais que o lobo encontrou no meio do caminho?

4.     O que cada animal disse para se defender do lobo?

Cabra:
Ovelha:
Cavalo:

5.     O que aconteceu com o lobo no final da história?

Pontuação

Responda em seu caderno:

1.     Quantos parágrafos há no texto?
__________________________________________________________

2.     O 8° parágrafo representa a fala de quem?
__________________________________________________________

3.     E o 9° parágrafo, o que representa?
__________________________________________________________

4.  O que você observou para saber quando era fala do narrador e quando era fala de personagem?
     ____________________________________________________________

5.  Observe todas as falas do narrador que vêm logo antes da fala das personagens. O que nelas avisa que a personagem vai falar?
___________________________________________________________

6.     Observe este trecho.
A - ___ Cavalo,vou te comer imediatamente!
B- ___ Ótimo, ótimo... Mas primeiro se informe, será que você tem autorização para me comer?
C- ___ Como assim?
D- ___ Você sabe ler?

Quem está falando nos itens A,B,C e D? Escreva a resposta no caderno e depois explique o que você descobriu.

Gramática

     Uso da letra maiúscula

Acompanhe a leitura do texto: Um lobo muito bobo feita pelo professor. Depois discuta as idéias do mesmo.

Após a leitura, observe qual tipo de letra aparece no início dos parágrafos e depois de cada pontuação: maiúscula ou minúscula.

Atividades

Faça em seu caderno uma tabela parecida com esta e marque o que você observou:


Maiúscula
Minúscula
Início do parágrafo


Depois de ponto final


Depois de travessão


Depois de vírgula


Depois de dois pontos


Depois de exclamação


Depois de interrogação



Observando sua tabela, responda:

1.       Onde só aparece letra maiúscula?

2.       Em relação à virgula:

a)      Qual tipo de letra aparece depois dela?

b)      Em que caso aparece letra maiúscula? Copie um exemplo do texto

c)      Em que caso aparece letra minúscula? Copie um exemplo do texto.

3.       Em relação ao travessão:

a)       Qual tipo de letra aparece depois dele?

b)       Em que caso aparece letra maiúscula? Copie um exemplo do texto.

c)        Em que caso aparece letra minúscula? Copie um exemplo do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário