Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

terça-feira, 21 de junho de 2011

ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA - Postado pela Prof Andreia Dedeana no grupo "Educar é tudo"

Nível Pré-Silábico

- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;
- Tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
- Ouvir, contar e escrever histórias;
- Memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- Analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
- Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
- Analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
- Atividades permanentes:
Cantar parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto.
Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis
Ler a chamadinha
- Associar palavras e objetos;
- Memorizar palavras globalmente;
- Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
- Distinguir letras e números;
- Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
- Relacionar discurso oral e texto escrito;
- Distinguir imagem de escrita;
- Observar a orientação espacial dos textos;
- Produzir textos pré-silabicamente;
- Ouvir e compreender histórias;
- Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO

Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar o número de letra das palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra);
Cruzadinhas com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.
Caça palavras
Listas (leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico
Escrever textos que se sabe de memória
Produzir diferentes tipos de textos silabicamente
Leitura de ajuste
Textos lacunados
Nomear seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)


SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

- Compor palavras com sílabas;
- Decompor palavras em suas sílabas;
- Produzir diferentes tipos de textos alfabeticamente;
- Ler e compreender diferentes topos de textos;
- Completar palavras com as sílabas que faltam;
- Completar frases;
- Ampliar frases;
- Observar a segmentação entre as palavras no texto;
- Observar os sinais de pontuação;
- Ouvir, compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
- Textos lacunados;
- Construir frases com palavras dadas.
- Nomear seres e objetos;
- Leitura e escrita de listas;
- Cruzadinhas sem banco de palavras;
- Caça palavras;
- Escrever textos que se sabe de memória;
-  Organizar palavras, frases e textos;
- Criar novas versões para histórias conhecidas.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário