Nível Pré-Silábico
- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;
- Tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
- Ouvir, contar e escrever histórias;
- Memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- Analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
- Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
- Analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
- Atividades permanentes:
Cantar parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto.
Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis
Ler a chamadinha
- Associar palavras e objetos;
- Memorizar palavras globalmente;
- Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
- Distinguir letras e números;
- Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
- Relacionar discurso oral e texto escrito;
- Distinguir imagem de escrita;
- Observar a orientação espacial dos textos;
- Produzir textos pré-silabicamente;
- Ouvir e compreender histórias;
- Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO
Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar o número de letra das palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra);
Cruzadinhas com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.
Caça palavras
Listas (leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico
Escrever textos que se sabe de memória
Produzir diferentes tipos de textos silabicamente
Leitura de ajuste
Textos lacunados
Nomear seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)
SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
- Compor palavras com sílabas;
- Decompor palavras em suas sílabas;
- Produzir diferentes tipos de textos alfabeticamente;
- Ler e compreender diferentes topos de textos;
- Completar palavras com as sílabas que faltam;
- Completar frases;
- Ampliar frases;
- Observar a segmentação entre as palavras no texto;
- Observar os sinais de pontuação;
- Ouvir, compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
- Textos lacunados;
- Construir frases com palavras dadas.
- Nomear seres e objetos;
- Leitura e escrita de listas;
- Cruzadinhas sem banco de palavras;
- Caça palavras;
- Escrever textos que se sabe de memória;
- Organizar palavras, frases e textos;
- Criar novas versões para histórias conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário