Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

quarta-feira, 25 de abril de 2012

COMO ESCREVER CONTOS DE MISTÉRIO - Postado no Grupo Educando e Aprendendo

Como escrever contos de mistério

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Produção de textos

Mais sobre produção de texto


Planos de aula
*                          Como identificar e utilizar marcas estilísticas de um autor
*                          Adaptação de conto para peça teatral
*                          Leitura e escrita de textos informativos
*                          Resenha crítica, gênero textual da esfera jornalística

Introdução
Verificamos, em produções de alunos, dificuldades para escreverem textos com sequência narrativa, elementos de conflito, caracterização de personagens, clímax da história e, principalmente, desfechos coerentes com o processo narrativo desenvolvido.
Muitas vezes possuem ideias incríveis para produzir narrativas, mas por lhes faltar orientação específica para escrever aquele tipo de texto, o fazem com qualidade aquém daquela que poderiam apresentar.

Na habilidade para escrever podem-se distinguir duas dimensões: o processo mental que se percorre para escrever e o resultado desse processo: o texto já construído. No processo global de construção escrita, distinguimos os processos parciais: planejamento, transcrição, edição e revisão. Essa sequência didática visa a trabalhar com os alunos a estrutura e a forma linguística que caracterizam esse tipo de texto.

Assim, reforçar as fases do processo de composição escrita: a fase do planejamento (geração do conteúdo de ideias, organização e estruturação desse conteúdo e determinação dos objetivos para ao ato da composição: público formato; a fase da tradução ou transcrição das ideias pensadas para uma forma linguística e a fase da revisão, onde se avalia o texto de acordo com o planejado e se faz revisão e correção do produzido.
Objetivos
Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério.

Conteúdos específicos
- Elementos da narrativa;
- estrutura da narrativa
- escolhas para esse tipo de texto: advérbios e tempos verbais, léxico específico (relacionado com o clima de suspense) ;
- leitura de contos de suspense
- apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário