Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

sábado, 12 de fevereiro de 2011

AMIGOS INSEPARÁVEIS - Recebida no Grupo Professores Solidários



AMIGOS INSEPARÁVEIS


Todos os anos, no Verão, costumava
aparecer gente de fora para passar as férias na praia.

Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho de mar.

Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
- Que lindo cão!
Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
- Como se chama o cão?
-Faísca. - respondeu o Manuel.

- Que nome engraçado! – exclamou ela.

Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.

- Chamo-me Luísa. – disse a rapariga.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
- Deixa lá, Faísca...
Adaptação de Ilse Rosa

Interpretação


1º) Quais são as personagens deste texto?

_________________________________________________________________________________________________

2º) Em que lugar acontece a história?
_________________________________________________________________________________________________

3º) Quem é o narrador desta história?
_________________________________________________________________________________________________

4º) “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...”
Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?
_____________________________________________________________________________________

5º) Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca?
_____________________________________________________________________________________

6º) Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?
_____________________________________________________________________________________

7º) O que entristecia o Faísca?
_____________________________________________________________________________________


8º) O que sentia a Luísa pelo Faísca?
_____________________________________________________________________________________

9º) Numere de 1 a 6 as frases abaixo para deix´´a-las com a ordem o texto.


( )
¨ Que nome engraçado!

( )¨ Deixa lá, Faísca...

( ) Chamo-me Luísa


( )
¨ Parecia estar encantada comigo.

( )
¨ Como se chama o cão?
( )¨ Que lindo nome!


10º) Reescreva as seguintes frases, substituindo os pronomes pessoais sublinhados pelos nomes correspondentes:

a) Ele compreendeu logo o que eu queria dizer...”
__________________________________________________________________________________________

b) Ela perguntou o nome do cão e ele respondeu.
__________________________________________________________________________________________

11º) Complete as frases que se seguem com a forma correta do verbo comer:

a) Hoje, eu __________________ um bolo.
b) Amanhã, a Luísa __________________ um bolo.
c) Ontem, a Joana e a Carla __________________ um bolo.
d) Ontem, eu e o Rui __________________ um bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário