Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Avaliação com fábula - Postado por Ondina Valéria Campos no Grupo Professores Solidários

Leia o texto com atenção.

A lebre e a tartaruga

         No verão, a floresta fica mais alegre.
O sol espanta a coruja que fecha os olhos e entra no toco mais cedo.
         A preguiça dorme entre as folhas. Os macacos balançam nos galhos, enquanto o tatu cava buracos para procurar raízes.
         Muito silenciosa, a tartaruga escuta o macaco dizer:
         - A lebre é o animal mais veloz da mata.
         Lá embaixo, o tatu responde:
         - Mas a tartaruga é mais resistente. Ela anda muito mais.
         A onça-pintada, que estava sentada à sombra, ouviu a conversa e disse:
         - Vamos ver quem é o melhor. Aquele que chegar primeiro no lago é o campeão da mata.
         - Será a lebre ou a tartaruga?
         Todos os bichos ficaram animados. A lebre saiu correndo. A tartaruga andava bem devagar. Arrastava o casco e parecia que não ia chegar.
        

         No meio do caminho, a lebre ficou cansada. Já estava tão longe da tartaruga que se deitou à sombra de uma árvore e dormiu um sono profundo.


          E foi assim que a tartaruga, com seu passo miúdo e lento, passou à frente da lebre. Chegou primeiro ao lago e foi beber água.

Moral: Quem corre cansa e devagar se vai ao longe.
Jean de la Fontaine

       
  “O autor, Jean de la Fontaine, poeta francês, ficou muito famoso com suas fábulas. Suas histórias são baseadas nas de Esopo que são fábulas bem mais antigas”.


Analisando e interpretando a fábula.


1º) Complete com atenção.

a) O nome da fábula é ___________________________________.

b) A fábula tem ____ parágrafos e ____ travessões.

c) O autor é __________________________________________.

d) Esta história é baseada em uma das fábulas de _______________.

e) Nacionalidade do autor: ____________

f) Personagens principais da história: ______________________________________

g) Personagens secundários: ___________, ___________, ___________, __________
e ________________.

h) A fábula “A lebre e a tartaruga” aconteceu na _______________________.



2º) Marque um (X) na resposta correta:

a) Podemos reconhecer se o texto é uma fábula porque...       

(    )  são histórias vivenciadas por alguém.
(   ) são histórias  de  autores franceses e italianos.
(  ) são  histórias de narração  curta e contém lição de moral.


b) Dos personagens do texto qual o animal tem hábitos noturnos?    

(    ) Lebre.                   (    ) Tartaruga.
(    ) Coruja.                  (    ) Boi.



c) Entre os personagens da fábula, o mais “lento e o mais rápido” é respectivamente:           
 (    ) O macaco e a tartaruga.
(    ) A tartaruga e a lebre.
(    ) A lebre e a tartaruga.


d) O provérbio “Quem corre cansa e devagar se vai ao longe” quer dizer:

(  ) correndo vou onde quero e devagar nunca chego.
(  ) corro  sempre  para alcançar o que quero e devagar não alcanço.
(  ) correndo vou cansar rápido e andando devagar chegarei onde quero.


e) A frase “–Mas a tartaruga é mais resistente. Ela anda muito mais” foi dita:    

(    ) pelo macaco.                   (    ) pelo tatu.
(    ) pela tartaruga.       (    ) pela coruja.
 
 
f) Em sua opinião a lebre achou que ganharia essa corrida?              

(    ) Não.      (    ) Talvez.       (    ) Sim.


g) Você acha que essa história aconteceu na...

(    ) zona rural.             (    ) zona urbana.


h) A intenção de Jean de la Fontaine ao escrever esta fábula foi de...          

(    ) narrar uma história.
(    ) descrever uma história.
(    ) dar uma instrução.


3º) Escreva as características (adjetivos) de cada animal abaixo.

a) tartaruga: __________________________________________________________

b) lebre: _____________________________________________________________


4º) Responda “SIM” ou “NÃO”.

a) Os animais do texto falam na realidade? (        )   
b) Alguém pode dormir cem anos? (       )
c) Um menino pode ser transformado em um boneco de madeira? (        )




Um comentário: