Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

domingo, 22 de maio de 2011

CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA - Mario Prata - Postado pelo Profº David Andrade



 
    - Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica aqui mais pertinho da vovó, fica.
    - Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Queque houve? 
    - Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar para você. Aliás, está queimada, heim?
- Guarujá, vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leva a mal, não, mas a senhora está com um nariz tão grande, mas tão grande! Tá tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aui e agora , com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto. 
- Pois é, minha filha. E o que tem aí nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mamãe mandou umas coisas para a senhora. Olha aí: margarina, Helmmans, Danone de frutas e até uns pacotinhos de Knorr, mas é para a  senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Se lembro, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata.
Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora está tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
 Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde á se viu fazer música deste tipo? Um horror! Você me desculpe porque foi você que me deu, mas estas guitarras, é guitarra que diz, não é? Pois é; estas guitarras são  muito barulhentas. Não há ouvido que agüente, minha filha. Música é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude está perdida mesmo.
- Por falar em juventude o cabelo da senhora está um barato, hein? Todo
desfiado, pra cima, encaracolado. Que qué isso?
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? Ou você queria que
eu fosse domingo ao programa do Chacrinha de coque e com vestido preto com bolinhas brancas?
Chapeuzinho pula para trás: 
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
- Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar é?!


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1)    PELA LEITURA DO TEXTO, ONDE SE PASSA A HISTÓRIA?
2)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
3)    POE QUE VOC\Ê ACHA QUE O TEXTO RECEBEU O NOME DE CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA?
4)    O QUE CHAPEUZINHO RESPONDEU QUANDO A VOVÓ DISSE QUE ELA ESTAVA QUEIMADA?
5)    DE ACORDO COM O TEXTO PORQUE O NARIZ DA VOVÓ ESTAVA GRANDE?
6)    NA HISTÓRIA ORIGINAL O QUE CHAPEUZINHO LEVAVA PARA A VOVÓ?
7)    O QUE A VOVÓ ACHA DO ROCK?
8)    QUAL O PROGRAMA DE TELEVISÃO QUE A VOVÓ GOSTA?
9)    QUAIS ERAM OS PERSONAGENS NO TEXTO ORIGINAL DA CHAPEUZINHO VERMELHO?
10) O QUE VOCÊ ACHOU DA HISTORIA CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA?


PRODUÇÃO DE TEXTO

FAÇA A REESCRITA DA HISTORIA

GRAMÁTICA

1)    CIRCULE NO TITULO DA HISTÓRIA UM ADJETIVO

CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA

2)    LEIA O 4º PARAGRAFO E RETIRE DELE:

UM SUBSTANTIVO PRÓPRIO. _______________________
UM SUBSTANTIVO COMUM. ________________________
UM ARTIGO DEFINIDO. ____________________________

3)    RETIRE DO 6º PARAGRAFO:

UMA PALAVRA MONOSSILABA. ___________________________
UMA PALAVRA DISSILABA. _______________________________
UMA PALAVRA TRISSILABA. ______________________________
UMA PALAVRA POLISSILABA. _____________________________

4) QUANTOS PARÁGRAFOS TEM O TEXTO?
____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário