Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

sábado, 21 de maio de 2011

Trabalhando com charges - Profª Silvia Leticia Santos Silva Maganin

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje-em-dia. São muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.


1. Que temas aparecem com mais frequência nas charges?
2. Qual a relação entre uma determinada charge e o contexto histórico no qual foi produzida?
3. Qual a opinião sobre o fato que o chargista transmite através do desenho? Esta opinião é contra ou está a favor do conjunto de idéias dominantes em nossa sociedade?
4. Que valores a charge ou determinado chargista quer transmitir?
5. Qual é o conceito de ética implícito na charge?
6. A imagem que a charge transmite é negativa? Por quê?
7. O chargista retrata o mundo que temos ou o mundo com que sonhamos em construir? Por quê?
8. Você concorda ou discorda da mensagem transmitida pelo chargista? Em sua opinião ela retrata a realidade? Justifique .


Nenhum comentário:

Postar um comentário