Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lendas variadas

Boitatá
     O boitatá é um dos bichos imaginários brasileiros mais antigos. Ele foi até citado em 1560 em um texto do Padre José de Anchieta. Na língua tupi, mboi significa cobra e tatá, fogo. Uma lenda muito conhecida no Rio Grande do Sul conta que, quando ocorreu o dilúvio na Terra, muitos animais morreram e as serpentes riam à toa com tanto alimento sobrando. Mas, como castigo por essa gulodice, a barriga delas começou a brilhar cada vez mais, até que se elas se incendiaram. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como "fogo que corre".
     Se você encontrar com o boitatá, feche os olhos e fique quieto. Aí ele vai embora. Ufa

Boto
     Dizem que nas noites de festa, um boto que vive nos rios da Amazônia vira um rapaz bonito e charmoso que faz de tudo para conquistar as moças bonitas. Ele é falante e gosta de se divertir.    Depois, quando amanhece, volta a ser boto
Curupira
     De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.
Fênix
     Como ela é: O mais lindo pássaro que já existiu, com plumagem em tons de roxo e laranja e o canto belíssimo.
     Poder: Depois de viver mil anos, ela faz um ninho com ervas perfumadas e espera que os raios do Sol o transformem em uma fogueira. Cantando, fica no fogo até morrer. Depois nasce das cinzas um filhote, que viverá mais mil anos.
     Curiosidade: Era considerada sagrada pelos antigos egípcios e gregos.
Lobisomem
     A lenda dessa criatura existe em várias partes do mundo. Dizem que é um homem que vira lobo nas noites das sextas-feiras de lua cheia. Dizem também que se um garoto nascer depois de sete irmãs, ele se transformará em lobisomem ao completar 13 anos.
Mãe-d'Água
     É a versão brasileira do mito da sereia, de origem européia. Também chamada de Iara, a Mãe-dÁgua vive nos rios e nos lagos no meio das florestas. Metade peixe, metade gente, ela é bonita e atrai os homens para levá-los para o fundo das águas.
Mula-sem-cabeça
     Este bicho é conhecido em toda a América. No México, é chamado de malora e na Argentina, mula anima.
     Dizem que a mula-sem-cabeça tem cascos afiados e, mesmo não tendo cabeça, pode relinchar e soltar fogo pelo focinho! Ela aparece nas noites de sexta-feira, procurando alguém para assombrar.   A lenda conta que toda mulher que namorar um padre vira mula-sem-cabeça e que para desencantá-la é só arrancar-lhe as rédeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário