Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Historia do Dia das Mães

Comemoramos sempre o dia das mães, mas geralmente não nos perguntamos como tudo começou. Leia o texto abaixo e descubra um pouco mais sobre esta data:

     A história do dia das mães tem séculos de idade e nos leva à época da antiga Grécia, que fazia festas em homenagem à Rhea, a mãe de todos os deuses – que não eram poucos na época.
     Os primeiros cristãos celebravam o dia das mães no quarto domingo da quaresma, em homenagem à Maria, mãe de Jesus. É interessante que mais tarde uma ordem religiosa estendeu a data de modo a incluir todas as mães e a chamou de domingo das mães.
     Os colonos ingleses se estabeleceram na América e não continuaram com a tradição deste domingo, talvez por falta de tempo.
     Em 1.872, Julia Ward Howe organizou um dia em homenagem às mães que dedicavam à paz. Foi um marco na história do dia das mães.
     Em 1.907, Anna M. Jarvis (1.864 -1.948), uma professora da Filadélfia, começou um movimento que levaria este dia a um alcance nacional, em homenagem à sua mãe Ann Maria  Reeves Jarvis. Ela solicitou a ajuda de centenas de legisladores e empresários para criar um dia especial para as mães.
     A primeira comemoração oficial deste dia ocorreu em uma igreja e foi em homenagem à mãe de Anna, que colocou as flores favoritas da mãe, cravos brancos, que representavam a pureza, a paciência e a doçura. O trabalho árduo de Anna foi finalmente recompensado em 1.914, quando o Presidente Woodrow Wilson decidiu que o segundo domingo de maio seria uma data nacional em homenagem às mães.
     Lenta e gradualmente, o dia das mães se tornou muito popular e o costume de dar presentes ou lembranças nesta data aumentou. A comercialização da data enfureceu Anna, que acreditava que esta deveria ser uma data com sentimento e não um dia dedicado à gula e ao lucro.
     Apesar da preocupação de Jarvis, o dia das mães se tornou muito popular nos Estados Unidos.
     Atualmente, o segundo domingo de maio é considerado o dia mais popular do ano. Anna pode não estar mais entre nós, mas o dia das mães está vivo e se espalhou por muitos países do mundo, incluindo o Brasil.
     Nem todos os países comemoram a data no segundo domingo de maio, mas além do Brasil e dos Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália e Bélgica também fazem a homenagem no segundo domingo de maio.

( traduzido do inglês por Janaina Spolidorio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário