Olá, fico feliz quando você vem aqui.

Desenvolvo este blog para que as colegas possam aproveitar as atividades aqui contidas na sua prática pedagógica diária. Muitas são de minha autoria, outras tantas retirei no Grupo Professores Solidários, Internet e de outras fontes.

Atualmente, aproveito ótimas atividades que colegas postam no grupo "Educando e Aprendendo" que fundei juntamente com Flávia Cárias e Sheila Mendes, para ser mais um veículo de comunicação para quem se dedica à importante Arte de Educar.

Se alguém encontrar algo que seja seu, deixe um recadinho que faço questão de lhe atribuir os devidos créditos.

Beijão da Tia Paula

domingo, 12 de junho de 2011

A ONÇA DA MÃO TORTA - Postada pela profª Kátia Regina no grupo "Educar é tudo"

                Numa certa cidade do interior, vivia um vaqueiro velho que morava no meio do mato. O velho tinha uma das mãos torta e era uma pessoa muito má, que adorava desejar coisas ruins aos outros.
De tanto maltratar as pessoas e desejar-lhes mal, quando ficou doente, o velho acabou morrendo sozinho, pois ninguém quis ajudá-lo.
Na mesma época em que isto ocorreu, começou a aparecer nas matas da região uma onça enorme, toda pintada e com a pata dianteira torta. Logo as pessoas começaram a dizer que a onça era a alma enfeitiçada do vaqueiro e que nenhum caçador conseguiria matá-la, pois as balas não a atingiriam.
Hoje, todas as pessoas que passam por aquelas matas morrem de medo de encontrar a onça da pata torta porque dizem que o que ela mais gosta de fazer é comer os curiosos.



1- Qual é o título desta lenda?
2- Qual é o assunto desta lenda?
3- Esta lenda surgiu numa cidade grande? Justifique sua resposta.
4- Em qual parágrafo se fala que o velho tinha uma das mãos torta?
5- Qual era a profissão do velho da lenda?
6- Copie a frase do texto que confirma a idéia de que o velho da lenda era uma pessoa que desejava o mal para as pessoas.
7- O velho da lenda, quando ficou doente, foi socorrido por seus vizinhos? Justifique sua resposta.
8- Quando o velho morreu qual foi o fato estranho que passou a ocorrer na cidade?
9- O que as pessoas começaram a dizer logo após a aparição da onça?
10- Qual era a semelhança entre a onça e o velho da lenda?
11- Hoje, qual é a sensação que as pessoas têm ao passar pelas matas onde a onça vive?
12- É verdadeiro afirmar que o que a onça mais gostava era comer os curiosos? Qual é o parágrafo que dá certeza do que você respondeu?

PRODUÇÃO ESCRITA

Escreva um texto contando a história de um caçador que resolveu enfrentar a onça da mão torta e conseguiu prendê-la numa armadilha, mas por pouco tempo...

Um comentário: